
Era uma tarde chuvosa de agosto, estávamos os quatro naquele quarto, que apesar de bem ornamentado parecia tão cinza e sem graça naquele momento. Éramos todos amigos desde a adolescência, e agora, que Eliza, a mais nova tinha pelo menos 70 anos, acompanhávamos um de nós morrer lentamente, definhando por causa de um câncer. Era doloroso perceber como iríamos ter passar por aquilo com cada vez mais frequência. Gabriel estava deitado na cama, mais magro que nunca, muito pálido, seus poucos cabelos, já grisalhos, murchos em volta da cabeça. Na cabeceira da cama muitos remédios e livros. Estávamos os outros três, eu, Liza e Eliza, sentados em volta da sua cama, fazendo companhia á ele e distraindo-o. Não tínhamos mais muito o que falar, não conseguíamos mais tirar muitas forças pra forjar alegria vendo um dos nossos grandes amigos indo embora aos poucos. Ele então quebrou o silêncio com uma pergunta perturbadora:
-O que vocês queriam que te acontecessem após a morte?
Nos entreolhamos de forma tensa. Ninguém queria continuar tal assunto naquela situação
-Vamos, me respondam, ou quando eu morrer, volto pra saber a resposta!- Falou Gabriel, divertido como sempre fora. Todos rimos brevemente, até Gabriel começar um ataque de tosse.
Liza então falou:
-Bom, eu queria voltar a ter 20 anos, e reencontrar meus pais,sei lá, encontrar os beatles, dar um beijo no John!
-Não sei se pode beijar no céu, se é que você vai pra lá!- Falei entre risos de todos- Bom, eu queria só descansar, tomar um solzinho, fumar um baseado, e pelo menos ter meus dentes e meu cabelo de volta.
-Eu acho que eu ia querer voltar como outra pessoa, não sei, talvez me tornasse alguém melhor.- Disse Eliza.
Gabriel segurou a mão dela, esboçando um sorriso fraco. Todos nos olhamos de novo, esperando quem criaria coragem pra falar primeiro. Eu não aguentei a tensão, e perguntei:
-E você Gabriel?
Ele olhou pela janela, mexeu o nariz como fazia sempre, uma espécie de tique, e olhando pra cima falou:
-Eu não sei o que vai me acontecer, e não me importa, porque eu vou esperar por vocês, e eu sei que vai valer a pena simplesmente se vocês estiverem lá, comigo...
Nesse momento, ele olhou pra cada um de nós e uma lágrima desceu de cada olho, no exato momento que a luz deixava os olhos dele.
Que lindo JV. Me emocionei aqui...
ResponderExcluirFeliz dia do Amigo!
Que sensibilidade...encanta! Feliz dia do amigo.
ResponderExcluirfiquei imaginando quando nós ficarmos velhinhos...como vai ser?
ResponderExcluirgostei do texto.
feliz dia do amigo, irmão.
q lindo...
ResponderExcluirvc eh o melhor poreteiro q conheço
kkkkkkkkkk
zuandow!
feliz dia do amigo jonhy!
abração kra