sábado, 26 de junho de 2010

O atual Rock brasileiro

Nessas últimas semanas dois símbolos do cenário do rock atual do país lançaram clipes dos seus novos hits. Pitty, com sua nova música Fracasso e Strike com A tendência. Ambas criticam a imagem de rock star, o vazio dos movimentos musicais atuais, e a futilidade das pessoas em tempos tão materialistas. Comparações devem ser feitas, a Pitty faz isso de forma muito mais inteligente, um clipe bem menos "frufruzado" (xD), e que na simplicidade transmite a mensagem, uma diva que mantem a pose apesar de estar louca e decadente por dentro. A letra traz várias referências, como é normal no trabalho da Pitty, é inteligente e demonstra o porque de sua música estar um pouco fora da mídia ultimamente. O conteúdo não é mais compatível com o atual público alvo da MTV e séries como Malhação, meios que se utilizavam muito do trabalho da cantora, que agora amadureceu musicalmente, mostrando que está seguindo a trilha de outros ícones baianos do rock, de dimensão nacional, como Raul Seixas e Marcelo Nova (Exagerei na comparação, mas tá valendo), e na cola de Rita Lee, com quem vem sendo comparada desde o início de seu trabalho.
A Banda Strike no entanto faz uma crítica parecida, mas a linguagem e a composição da música é muito mais, digamos... Acessível, principalmente para o público que acompanha a banda (aqueles que são os atuais públicos da MTV e Malhação), atingindo recordes mundiais de visualizações no youtube. O problema é que eles caem numa armadilha, eles criticam o nicho que põe os próprios nas paradas de sucesso, tornando a música e até o clipe um tanto hipócritas. Porém é bom ver críticas virem de dentro do próprio movimento, mostrando um cisco de consciência de dentro do próprio circo midiático, trazendo talvez uma fagulhazinha de esperança de que o rock no Brasil pode voltar a ser o que já foi um dia.

Abaixo os dois clipes, pra quem quiser conferir:

Pitty- Fracasso






Strike- A tendência

7 comentários:

  1. Strike naum faz parte do movimento atual do rock, e justamente sua comunidade perdeu muitos fans, como vc disse, q saguem o atual movimento do rock brasileiro devido a essa critica.
    Esse musicas como muitas do novo album, tb mostram que a banda amadureceu, e se desprendeu dessa onda nova.

    ResponderExcluir
  2. Não compreendi a primeira parte do seu comentario...
    Minha comunidade?!

    ResponderExcluir
  3. Hum, reli e entendi...
    Como assim, não faz parte desse onda nova do rock?! Vai dizer q Strike é da mesma onda de Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Los Hermanos e cia?!?!
    Eles podem não ser dessa onda colorida, e nem emos, mas seguem a mesma linha de modinha, musiquinhas com letras fracas e instrumental fabricado. Talvez não seja tão ruim quanto as outras, mas continuam colados com elas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Strike faz sim parte da nova leva do "rockzinho" brasileiro. (ai, como dói chamar isso de rock!). Pitty, apesar de ainda ser das melhores, já não me agrada tanto como antes, talvez eu também tenha amadurecido musicalmente e esteja mais chata, mas acho que ela caiu um pouco musicalmente. Sei lá, pelo menos não virou colorida!

    ResponderExcluir
  5. Ah, sobre os clipes, não quis ver o do strike e gostei bastante da fotografia do de pitty!

    ResponderExcluir
  6. se continuar do jeito que estar, as modinhas vão dominar o mundo :/

    ResponderExcluir